5 de julho de 2017

O MUNDO JURÍDICO MUDOU. O MODO DE COMUNICAR TAMBÉM

A importância de uma boa oratória para um advogado

O novo modo de comunicar sobre o ponto de vista da oratória moderna.

Muitos podem achar óbvio que todo advogado deveria saber se comunicar com assertividade. O que pode ser novidade para alguns é o que é "saber se comunicar bem" ou "ter uma boa oratória" significa no mundo jurídico.

Há muitos anos, quanto mais difícil o advogado falasse, mais bonito era. Utilizar termos técnicos, ou argumentos extensos e complexos era sinônimo de uma boa comunicação no ambiente jurídico. Até mesmo o número de páginas de um processo podia significar que o advogado era um bom comunicador. Mas precisamos admitir: o mundo mudou.
Sabemos que se as pessoas que trabalham na área jurídica, seja advogado, juíz ou promotor, devem, cada vez mais, trabalhar melhor com o poder da síntese e da objetividade. O bom advogado não irá mais conquistar seu cliente se utilizar termos que ele não entende. Vivemos em um mundo com pressa.
O novo modo de comunicar pede objetividade, assertividade. Não há mais tempo para argumentos complexos ou para pessoas prolixas. Por isso, cada vez mais nós vemos advogados e profissionais desta área procurando treinamentos de oratória.
Mas não aqueles proferidos por advogados, mas por um especialista antenado, que saiba em profundidade sobre o novo modo de comunicar e tendências mundiais em comunicação e apresentação.
Para falar com o cliente
O advogado que se propõe a conversar diretamente com o cliente deve estar ciente que é preciso adaptar seu discurso para que o uso excessivo de termos técnicos não acabe por afastar o cliente. Novas habilidades precisam ser desenvolvidas para que advogados consigam explicar suas ideias de maneira a criar conexão com seu cliente.
É preciso ter um tino comercial, é preciso criar empatia, conhecer sobre técnicas de persuasão e ir além da explicação técnica. O cliente precisa sentir segurança no seu advogado. O advogado precisa transmitir credibilidade, e para isso, existem muitos aspectos que podem ser trabalhados.
Como é sua postura? Como você usa sua expressão facial? Como seus gestos facilitam a compreensão de sua mensagem? É preciso dominar a linguagem não verbal.
Indo ainda um pouco mais profundo, como você organiza sua mensagem? Você consegue construir um raciocínio lógico de começo, meio e fim? Já lhe falaram que você é prolixo? Você se perde no meio do que está falando? É preciso conhecer sobre técnicas de organização de raciocínio para conseguir objetividade.
E sua fala? Você fala para dentro? Tem a lingua presa? Sua voz é monótona? Você sabe prender a atenção as pessoas através da modulação vocal? É preciso saber utilizar sua voz e dicção com sabedoria.
Esses são alguns dos pontos que o profissional da área jurídica pode trabalhar para que saiba se expressar com clareza e de maneira profissional. Quando falamos em comunicação com o cliente, o que está em jogo? Segurança.
O que o advogado precisa fazer é transmitir segurança de que o cliente pode confiar que será bem representado. Por isso, engana-se quem acha que "falando difícil" conseguirá isso.
Oratória e sustentacão oral
Muita coisa mudou de 2015, com o novo código do processo civil. Cada vez mais o mundo jurídico está se adaptando ao novo modo de comunicar. A nova lei determina que a peça processual de petição inicial seja reduzida de 40 para 10 páginas.http://www.armador.com.br/wordpress/justiça-estabelece-limite-para-peca-processualedetermina-que-a...relação a sustentação oral, não deve-se exceder 15 minutos.
O mundo pede que objetividade. Como você pode defender sua ideia da maneira mais direta, mas ainda assim chegando ao seu objetivo final, que é convencer o juiz do seu argumento?
Não esqueça que no caso de sustentação oral, o sentimento que está em jogo aqui também é a "segurança", mas para o juiz ter segurança no que está sendo dito é necessário uma argumentação impecável. É preciso que todas as explicações sejam baseadas em literatura: fontes precisam ser citadas e tudo que é dito precisa ter um embasamento técnico.
Seja para lidar com o cliente ou com o juíz, o bom advogado nos tempos atuais domina sua habilidade de comunicação interpessoal.
Dizemos que comunicar, ou fazer apresentações é como uma orquestra, cada aspectos de comunicação é como um instrumento, e nós somos o maestro que rege a orquestra, sincronizando todos os aspectos durante uma exposição de fala. Tudo precisa ser muito bem coordenado para que a comunicação seja perfeita. E não esqueça, você sendo um bom maestro, deve saber mudar o estilo musical de acordo com seu público. É super importante que nós comunicadores sejamos flexíveis. Que entendamos que cada público tem uma necessidade diferente. E que precisamos sim, estar atentos para entregar nossa mensagem da melhor do jeito que for melhor para cada público.

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