4 de julho de 2017

AS 5 SITUAÇÕES DE INÍCIO DO PRAZO PARA CONTESTAR NO PROCEDIMENTO COMUM DO NOVO CPC


Meus queridos jusbrasileiros, o novo CPC faz referência apenas a um procedimento comum, além dos procedimentos especiais. Já o CPC revogado, que também disciplinava procedimentos especiais, aludia a um procedimento comum ordinário e a um procedimento comum sumário. A sensação, portanto, é a de que o novo código teria simplificado o procedimento comum.

Apesar dessa sensação, é preciso que atinemos para o fato de que, no procedimento comum disciplinado pelo novo CPC, há 5 situações distintaspara identificação do dia do início do prazo para contestar.
A seguir, apresento uma sistematização das 5 situações:
 - houve designação da audiência de conciliação ou de mediação (art. 334, caput), a audiência foi realizada em uma ou mais sessões, mas não ocorreu a autocomposição, ou uma das partes não compareceu à audiência e não apresentou justificação. O prazo para contestar deve ser contado a partir da data da única ou da última sessão de conciliação ou de mediação (art. 335, I);
 – houve designação da audiência de conciliação ou de mediação (art. 334, caput), num caso em que só há um réu, seguida de cancelamento da realização da audiência, a requerimento do réu. O prazo para contestar deve ser contado a partir da data do protocolo da peça por meio da qual o réu requereu o cancelamento da audiência (CPC, art. 335, II). Aqui vale lembrar que a realização da audiência somente será cancelada se a parte autora também houver manifestado, expressamente, desinteresse na autocomposição (CPC, art. 334, § 4º, I);
 – houve designação da audiência de conciliação ou de mediação (art. 334, caput), num caso em que há mais de um réu, seguida de cancelamento da realização da audiência, a requerimento de todos os réus. O prazo para contestar é individual para cada réu e deve ser contado a partir da data do protocolo da peça por meio da qual cada réu requereu o cancelamento da audiência (CPC, art. 335, II). Aqui vale lembrar que a realização da audiência somente será cancelada se a parte autora também houver manifestado, expressamente, desinteresse na autocomposição e todos os réus fizerem o mesmo (CPC, art. 334, § 4º, I, e § 6º);
 – não houve designação da audiência de conciliação ou de mediação (art. 334, § 4º, II), num caso em que só há um réu. O prazo para contestar deve ser contado a partir da data que corresponder a uma das hipóteses dos incisos I a VI do caput do art. 231; e
 – não houve designação da audiência de conciliação ou de mediação (art. 334, § 4º, II), num caso em que há mais de um réu. O prazo para contestar será comum a todos os réus e deve ser contado, para todos, a partir da última das datas que corresponder a uma das hipóteses dos incisos I a VI do caput do art. 231 (§ 1º do mesmo art. 231).
Este pingo de processo revela uma das importantes peculiaridades do novo código. As principais inovações são objeto de análise muitíssimo cuidadosa em http://brasiljuridico.com.br/novo-cpc. Há uma aulinha bônus a que vale a pena assistir e você vai se encantar quando ler o detalhamento do conteúdo programático. Há, ainda, aqui no Jusbrasil, outros pingos.
No espaço do Brasil Jurídico (www.brasiljuridico.com.br), além de mais pingos, há interessantíssimos vídeos de curta duração (os “curta-jurídicos”), simulação de provas em tempo real, com análise imediata do rendimento (SAAP), dicas sobre o uso correto do vocabulário jurídico, orientações para um melhor rendimento no estudo e valiosos artigos. Trata-se de um espaço para quem busca o aprimoramento profissional. Outro endereço muito útil é www.facebook.com/BrasilJuridicoCursos.
E se você atua nos juizados e quer se informar a respeito dos impactos do novo CPC nos Juizados Especiais Cíveis, sugiro que faça uma visita a www.brasiljuridico.com.br/cursinhos/aperfeicoamentoeextensao/impactos-do-novo-cpc-nos-juizados-especiais-civeis.
Na minha página no face também há artigos que reputo úteis, além de dicas para estudo. Basta clicar em www.facebook.com/professorsalomaoviana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859