Planejamento é a palavra da vez, caso seu objetivo seja alcançar a aprovação no Exame de Ordem. Com provas cada vez mais complexas, a FGV tem mantido linha dura na 1ª fase do Exame, algo recorrente nas últimas edições.
Devido a regra de repescagem, a 1ª fase da OAB passa a ser crucial para o examinando que almeja conquistar sua inscrição nos quadros da OAB e é por esse motivo que o site Prova da Ordem tem atualizado mensalmente seu Roteiro de Estudos. Mal passou a última prova objetiva e a próxima edição da 1ª fase já se aproxima.
Com exatos 60 dias para a prova, esse é o prazo IDEAL de preparação para o Exame de Ordem. Não que apenas 60 dias sejam suficientes para esgotar todos os assuntos cobrados na 17 matérias, que foram lecionados ao longo de 5 anos de graduação; mas com determinação, bons materiais e utilizando técnicas de estudos eficientes é possível sim fazer uma excelente preparação!
Para tanto, você precisa quebrar alguns paradigmas. O primeiro deles é que preparar-se exclusivamente por intermédio de videoaulas não é suficiente para enfrentar o Exame de Ordem. Esse é um tema polêmico, provavelmente confronta fortemente sua atual rotina de estudos e a metodologia que a maioria dos cursinhos defende.
Foque na Resolução de Questões durante a Preparação para a Prova
Na sua preparação para a prova objetiva da OAB, seu maior foco deve ser a resolução de provas de edições anteriores, conforme duas abordagens apresentadas a seguir. Através da resolução de provas anteriores, além da revisão dos assuntos mais cobrados no Exame e do melhor entendimento acerca da forma como a FGV dispões suas questões, você ainda estará identificando suas maiores pontos fracos, ou seja, as matérias que você precisa ter melhor aproveitamento para conseguir conquistar sua aprovação.
- Resolva a prova simulando as condições da Prova da OAB: neste formato você deverá resolver a prova inteira nas mesmas condições que você encontrará no dia 03/04, ou seja, com tempo cronometrado (reservando 15 minutos para passar as alternativas corretas para o caderno de respostas), sem consulta de nenhum material e com conferência do gabarito após o término da prova. Através deste formato você terá uma avaliação real de sua preparação!
- Resolva a prova ao mesmo tempo que você revisa cada matéria: neste formato pouco importa o tempo despendido em cada questão, pois o importante é REVISAR e APRENDER. Isso mesmo! Resolva a prova sabendo que quando as dúvidas surgirem, você deverá consultar seu material de apoio para auxiliar o processo de assimilação do conteúdo. Após resolver cada questão, consulte o gabarito e revise os motivos pelos quais cada alternativa está correta ou incorreta. Procure comentários de professores sobre cada questão após resolvê-la! Através deste formato você estará REVISANDO conteúdos já estudados e APRENDENDO conteúdos que passaram desapercebidos.
Sobre o Roteiro de Estudos
Com o objetivo de auxiliar os nossos leitores, trouxemos o presente Roteiro de Estudos. Esse material apresenta o que estudar em cada um dos 60 dias que antecedem a prova. Para seu melhor entendimento sobre como esse material foi elaborado, preparamos uma breve introdução de alguns conceitos básicos que você precisa saber para poder fazer a prova de 1ª Fase com maior tranquilidade. Em relação ao material base a ser utilizado no estudo de cada matéria e respectivos assuntos dispostos no Roteiro de Estudos, sugerimos que o examinando faça de seguinte forma:
- 25% do tempo diário de estudo com lei seca
- 15% do tempo diário de estudo com doutrina
- 5% do tempo diário de estudo com jurisprudência
- 20% do tempo diário de estudo com videoaulas ou aulas presenciais
- 35% do tempo diário de estudo (ao fim do dia) com resolução de exercíciospara fixar os assuntos revisados
Entenda a Matemática para sua aprovação
A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui 80 questões objetivas que abrangem as 17 matérias contempladas no edital. Apesar disso, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final, uma vez que o número de questões por matéria não é uniforme. Para auxiliar na sua preparação para esta prova, apresentaremos alguns cálculos que certamente contribuirão para sua aprovação. Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.
Pode-se dizer que as matérias que compõem a prova de 1ª fase podem ser distribuídas em 3 agrupamentos, conforme a relevância de cada uma para sua aprovação.
O Grupo A traz as matérias mais importantes. Levando em consideração que a prova objetiva possui 80 questões, somente este grupo totaliza 45 questões, ou seja, representa 56, 25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de disciplinas deve ser o maior foco de seus estudos!

O Grupo B apresenta matérias de relevância mediana. As matérias que compõem este grupo totalizam 25 questões, ou seja, representa 31,25% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado com muita atenção, porém, levando em consideração sua relevância mediana.

O Grupo C traz as matérias de baixa relevância. As matérias que compõem este grupo totalizam 10 questões, ou seja, representa 12,5% de sua prova. Por este motivo, este grupo de matérias deve ser estudado, mas com empenho muito inferior às demais matérias.

Estatística de assuntos mais relevantes por matéria
Você já deve ter conhecimento que o conteúdo a ser estudado para a prova de 1ª Fase é muito extenso. Tenho plena convicção em afirmar que é humanamente impossível ter amplo domínio em todos os assuntos exigidos nas 17 matérias que compõem a prova de 1ª fase.
A própria banca examinadora da FGV também tem esse mesmo entendimento, uma vez que exige dos examinandos praticamente os mesmos conteúdos ao longo das diferentes edições do Exame de Ordem que tenho acompanhado.
Para facilitar a identificação dos assuntos mais recorrentes no Exame da OAB, o especialista em aprovação na OAB, Joás Cruz, elaborou esse estudo estatístico muito interessante, onde ele separou os principais assuntos que serão cobrados pela FGV em cada disciplina.
Confira importantes atualizações que SERÃO cobradas no XIX Exame de Ordem
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para estabelecer causa de aumento de pena para o caso de estelionato cometido contra idoso.
Altera o art. 7º da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil).
Altera a Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 – Estatuto da Advocacia.
Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico; altera as Leis no 8.212, de 24 de julho de 1991, no 8.213, de 24 de julho de 1991, e no 11.196, de 21 de novembro de 2005; revoga o inciso I do art. 3o da Lei no 8.009, de 29 de março de 1990, o art.36 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, a Lei no 5.859, de 11 de dezembro de 1972, e o inciso VII do art. 12 da Lei no 9.250, de 26 de dezembro 1995; e dá outras providências.
Dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o transporte como direito social.
IMPORTANTE:
Novo Código de Ética e Novo CPC não devem ser cobrados no XIX Exame. A confirmação de tal informação ocorrerá somente na publicação do Edital.
Contém informações do Prova da Ordem
Deixe seu comentário, recomende a leitura desse artigo e me siga para que assim possamos trocar mais informações sobre aprovação em concursos e na OAB.
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário