16 de junho de 2017

PERFIL DO ADVOGADO: 4 PERSONALIDADES: QUAL A SUA?

Advogados que se conhecem ganham, no mínimo, 5 vezes mais!


Quem diria que aprender sobre a personalidade ajudaria os operadores do direito a aumentarem as receitas do escritório e os seus ganhos na carreira?
Pois é, possuir autoconhecimento pode ser determinante para que o seu salário seja maior.

Pesquisa realizada pela BSP Career, veiculada na revista “Vida Executiva”, sinaliza que profissionais praticantes do autoconhecimento, que estudam seus pontos fortes e fracos, costumam ganhar no mínimo, 5x mais que do que os colegas, mantendo uma média de rendimentos de R$ 5.000 a R$ 10.000 por mês, mesmo na crise.
Em cargos de diretoria, a diferença salarial entre alguém que desenvolve o perfil e um profissional que não tem esse hábito, é de 42%, segundo pesquisa da Catho. Para os cargos de gerência, supervisão, a diferença é de 57%, 43%, respectivamente, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, maior o percentual de pessoas que dominam a competência de autoconhecimento.
Isso acontece porque esses profissionais geram mais resultados, e sabem comunicar o valor que representam, atuando a partir dos seus talentos, sabendo também, quais são os pontos cegos da sua personalidade.
Metaforicamente, um ponto cego seria aquela famosa alface presa nos dentes, que só os outros veem, e quase ninguém tem coragem de nos alertar...
Em todos esses anos ajudando juristas, mapeei alguns padrões de personalidade e autossabotagem que se encaixam em quatro tipos de perfis. Você será apresentado a eles e ao final, convidado a realizar o teste gratuitamente.
O primeiro perfil de operadores do direito são os executores, e você poderia puxar na memória, se já cruzou com aquele tipo bem acelerado, que está sempre atrasado, repetindo, incessantemente, que tempo é dinheiro, e que muitas vezes sai atropelando tudo pela frente em nome da agilidade, dotado de pouca sensibilidade para temas triviais e com grande impulso de liderança.
EXECUTOR
Esse é o perfil do executor, aquele que costuma sentir que o seu corpo e suas palavras não acompanham a velocidade da sua mente.
O que pode ser muito bom se for bem gerenciado, mas a questão crucial que impede a satisfação a longo prazo desse perfil, é que em troca de realizar, de finalizar, de cumprir a meta em menos tempo, ele sacrifica a si próprio, seus relacionamentos e qualquer coisa que seja periférica ao alvo que ele premiou no momento.
Ele sacrifica a saúde, tira energia de todas as áreas da vida e joga tudo nessa meta. O executor morre tentando, tem ciência da sua capacidade, ele sabe que gera resultado, que consegue aquele cliente, que pode fazer duas pós graduações ao mesmo tempo, que pode aceitar aquele caso sem nunca ter atuado na área, que pode tratar de uma fusão milionária sozinho... Mas ele desconsidera a sustentabilidade a médio e longo prazos. Normalmente o executor associa ocupação com produtividade e status.
Esse perfil se alimenta de realizações a curto prazo, da sensação de conclusão rapida, de finalização, mas quando ele olha para trás, o preço que ele pagou, o que ele deixou pelo caminho, gera algum nível de frustração e aflição, o que as vezes, pode até tirar o sabor da vitória perseguida, todavia, sua vontade de buscar mais realizações, o faz perseguir o próximo alvo.
Esse ciclo pode durar toda a vida, se não houver uma tomada de consciência e o apoio para mudanças reais.
O executor muitas vezes desejaria voltar atrás para recuperar as perdas do caminho, mas o equilíbrio não parece ser possível para ele, ou se parecer possível, será muito difícil, afinal, ele se convence todos os dias de que sua compulsão por realizações, gera mais benefícios do que prejuizos, mesmo que todos sinalizem o contrário.
Outros atributos que se evidenciaram em altas doses nos executores são o de sentimento de urgência (impaciência) e o de autonomia (independência ou morte). Atributos manifestos em baixa dose são a escuta (processamento de retorno de informações, comentários e opiniões negativas sobre o seu desempenho) e sociabilidade (interação com outros e iniciação de conexões íntimas).
Eu conheço advogados que só veem os filhos 2 horas por semana, não conhecem suas preferências, seus amigos, não tem interesse genuíno sobre essas questões, mas se frustram com esse padrão, todavia, não sabem como ser diferente ou como se sentirem seguros abrindo mão desse controle.
Além de conhecer centenas de advogados nesse padrão, eu também fui praticante desse tipo de autossabotagem em alguns anos da minha vida.
Isso me custou algumas perdas, como vesícula, apêndice e ulceras constantes... Mas hoje eu sei que tudo que se aprende, pode ser resignificado, basta que abramos a nossa mente para ferramentas de apoio.
COMUNICADOR
Talvez você conheça aquele colega super popular, que sempre tem uma história para contar nos corredores da faculdade, na antessala de audiência e quase sempre está de bom humor.
Esse perfil é a simpatia em pessoa, mas seu lado sombrio, a procrastinação, vive atormentando suas noites de sono.
De fato esse perfil é muito hábil em relações sociais, mas costuma adiar suas decisões mais importantes, tem grande dificuldade em startar projetos, tem muito medo de ser julgado publicamente, de perder a simpatia das pessoas, a validação publica.
Esse padrão quase nunca se sente pronto, todo anuncio de pós graduação em promoção, desperta seu interesse, kits de petições, doutrinas em liquidação, tudo isso são fontes primordiais da sua atenção, até mesmo em um nível que não consegue dar conta, mas sempre busca a possibilidade de se munir de toda informação possível para se blindar a erros públicos, afinal, suas aparições devem ser brilhantes!
Para esse perfil, nenhum artigo será a prova de erros, nenhum cenário tem a credibilidade suficiente para um vídeo fenomenal, e, na duvida, simplesmente não se expõe, ele posterga...
Esse tipo de perfil costuma passar a maior parte do tempo assistindo seus amigos desfrutando de viagens, premiações, reconhecimento publico, convites de estágios remunerados, monitorias de pratica jurídica, e, em algum nível, até se incomoda, pois sente que se esforça bastante para acumular conhecimento, mas isso não é suficiente para se expor a avaliação publica.
O postergador, lado sombrio do comunicador, precisa sentir que todas as variáveis estão sob controle para que possa garantir o brilho da sua exposição, precisa sentir que todas as dúvidas estão no seu radar para que possa responder, precisa sentir que toda informação tenha sido processada até que possa se apresentar como um especialista.
Esse perfil, tem o dom de transparecer simpatia e segurança, mas nos seus momentos à sós, questiona profundamente sua capacidade de gerar resultados. Eliminar esses pontos fracos só é possível através da combinação de autoconhecimento com ferramentais de elevação da autoestima, o que demanda apoio assertivo.
ANALISTA
Talvez você tenha visto algum advogado extremamente interessante, inovador, sempre atualizado nas tendências futuristas, e que são muito gentis?
O perfil analista ou águia, traz consigo idealizadores, aqueles que gostam de fazer diferente.
Curiosos, criativos, provocam mudanças radicais e têm pensamento macro. Mas seu lado sombrio, que é o que nos interessa cuidar, é o famoso ‘do contra’. A águia gosta de liberdade de expressão, ausência de controles rígidos e oportunidade para delegar tarefas.
Esse perfil, mesmo dotado de grande visão, possui uma tendência forte a rebeldia, o que pode gerar um padrão de desistência em projetos tradicionais.
O desistente, ou lado sombrio do analista, ouve falar que a tese do ICMS está bombando, vai lá e compra um kit de petições, uma doutrina, fala com um colega no whatsapp e assim que ingressa com uma ação e não tem um rápido resultado astronômico, digno de mudar o nome de um planeta, simplesmente desiste e parte para o kit de petições bancárias.
Pode ser também que ele busque, enquanto estudante de direito, distribuir currículos ou angariar causas para parentes advogados, mas quando percebe que não será o mais inovador, líder mundial, desiste do projeto e foca em concursos públicos...
E se já está no seu projeto de concurseiro, vive comprando e engavetando apostilas, porque a todo momento muda de ideia sobre qual carreira seguir...
Então, esse perfil, ao invés de escolher um foco e se desenvolver, sua fixação por inovação pela simples inovação, comumente, o faz começar e largar, deixando migalhas pelo caminho, como se tivesse que encontrar o projeto dos seus sonhos, facilmente realizável e de propagação estratosférica, em apenas 7 dias.
PLANEJADOR
Quem sabe você tenha visto alguém mais tímido, detalhista, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas?
Quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle pode ser identificado como o ultimo perfil, o lobo. Detalhista, o lobo é conservador, metódico e previsível e suas grandes qualidades são a lealdade e a responsabilidade, mas enfrenta grande dificuldade de adaptação a mudanças e aversão ariscos.
O lobo busca controle, característica comum a pessoas que gostam de acumular conhecimento. As principais motivações são ver o produto acabado, com começo, meio e fim e saber exatamente quais são as regras do jogo. Eles nunca deixam passar detalhes – para eles tudo precisa ser feito com método, seguindo passo a passo e oferecendo segurança, garantias e máxima qualidade.
O lado sabotador do lobo dominante é o medo de perder o detalhe, de mudar, de perder o passo a passo, de fazer errado.
É para pessoas com esse perfil que a pressão tem o efeito mais devastador. Quando excessivamente pressionados, os lobos se fecham ou saem de cena, podendo até deixar tudo para trás.
Equipes que demandam um alto grau de especialização, em projetos complexos, como a edição de teses vinculantes, projetos de lei, fusões e aquisições milionárias, tendem a precisar de muito desse perfil, mas seu excesso de cautela pode levar a situações de tensão, quando, posteriormente, parte de seu método é ignorado em nome de uma dinâmica flexível.
Note que os dois primeiros perfis, chamados de irmãos, fazem parte da categoria de "extrovertidos" enquanto os dois últimos, são considerados "introvertidos". A maioria da população do país é extrovertida (70%). Entretanto, a maioria da população de advogados é introvertida (57%), de acordo com a pesquisa do MTBI, no entanto, todo padrão pode ser desenvolvido ou ajustado, através do treinamento certo.
Em outra avaliação de personalidade, feita com mais de um milhão de profissionais, revelou que os operadores do direito tinham uma peculiaridade: o ceticismo.
Entre a população "normal", a "taxa de ceticismo" está em torno de 50%. Entre os advogados, ela está em torno de 90%.
Ja para minha surpresa, o teste de inteligência emocional, conhecido como "Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT)", identificou que, embora o ‘QI’ dos advogados fosse considerado um dos maiores das categorias profissionais pesquisadas, infelizmente, o índice de a inteligência emocional teve uma das pontuações mais baixas, em razão da dificuldade de percepção das suas próprias emoções e as dos outros.
O que esses estudos sugerem é que os advogados podem ter mais dificuldades do que outros profissionais de reagir tranquilamente diante de um cliente abusivo ou a um sócio raivoso — e, às vezes, até mesmo às próprias reações.
Por isso eu venho trilhando minha carreira profissional no sentido de ajudar os operadores do direito a encontrarem clareza profissional, sem perder a gestão emocional.
Você pode ter se identificado com traços desses 4 perfis, mas é primordial saber analisar o percentual de cada temperamento na sua personalidade, ou seja, qual é a sua combinação. Descobrir essa métrica será um divisor de águas na sua história.
Ps: Se desejarem realizar gratuitamente o teste básico de analise de perfil e conhecer o percentual de cada um desses padrões, acessem mais detalhes na minha página: http://opa.contato.tv/bemvindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859