22 de junho de 2017

O ADVOGADO QUE SÓ SABE ADVOGAR


Quais as habilidades que um Advogado deve dominar?
Por certo, há várias habilidades negociais, como comunicação, delegação, controle financeiro, capacidade de implementação de ideias, planejamento, negociação, sociabilidade, etc.

Não é necessário ter vários talentos. É mais fácil constituir uma sociedade ou firmar parcerias, para complementar os talentos que você não tem.
Esse deve ser o critério da busca por parceiros, nunca a mera amizade ou confiança (que é fator necessário, mas não suficiente).
Habilidades negociais na Advocacia
Mas, algumas habilidades negociais são básicas, como a comunicação.
Na Advocacia, enxergar estas habilidades é um problema para muitos profissionais, que se vêm como acadêmicos. A única habilidade que importa é a técnica. O saber jurídico determina a qualidade do profissional.
A teoria é bonita, tendo em vista que o Advogado é um profissional intelectual, que presta um serviço de grande relevância social.
Mas, é uma teoria que não funciona mais. Talvez já tenha funcionado, mas não mais.
Quando o profissional ignora as dimensões negociais da sua atividade, das duas uma: ou é engolido pela concorrência (boa parte dela predatória), ou não consegue gerar o lucro necessário para tornar a sua atuação minimamente sustentável.
O estudo de negócios na Advocacia
O mais interessante nesta história é que o estudo do Direito, assim penso, é muito mais complexo do que o estudo do universo dos negócios.
Não me parece uma justificativa plausível que o Advogado tem dificuldades para estudar o mundo dos negócios.
É mais uma questão cultural do que de perfil intelectual.
E, da mesma forma que nos negócios, a formação jurídica do Advogado começa nos estudos, mas se complementa com a experiência prática.
A explicação que consigo enxergar para a incapacidade de muitos profissionais assumirem a dimensão negocial da Advocacia é ouo desconhecimento ou a resistência de assumí-la como objeto de estudo e como atividade prática.
Visite o nosso portal | www.advocaciainfoco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859