12 de abril de 2017

COMO SER UM ADVOGADO CRIMINALISTA RESPEITADO?


Muitos estudantes ansiosos para exercer a profissão de advogado criminalistase preocupam em ser conhecidos e respeitados não apenas pelos colegas, mas pela sociedade em geral.

Esta premissa é essencial para a formação da carreira do advogado criminalista, mas há que se ter muito cuidado para não cair em armadilhas que a profissão reserva.
Explicando melhor: se o profissional da advocacia criminal quer ser respeitado perante colegas, clientes e, por fim, pela sociedade, ele deve trabalhar para que isso ocorra todos os dias, cada vez que houver um pronunciamento seu.
Não estou falando de declarações na mídia  algo bem frequente ao longo da carreira, de acordo com os casos de repercussão que certamente ocorrerão para os que trabalharem corretamente –.
Estou me referindo a todas as vezes que o advogado falará com um cliente, com um colega, com agentes policiais, delegados de polícia, promotores de justiça, juízes, desembargadores, etc. O advogado criminalista precisa ser ético, leal com suas ideias, firme e combativo, mas extremamente dentro dos regramentos legais.
O advogado criminalista precisa ter um filtro nas suas manifestações. Embora ele escute de tudo que possa ser de pior, ou melhor, num determinado caso, ele deve primeiro organizar suas ideias, para não se deixar cair na ansiedade de já sair falando coisas que não eram necessárias naquele momento.
A advocacia criminal é uma profissão que exige muita atenção e ponderação acima de tudo. Somos as vozes daqueles que estão sob uma acusação, e que hoje não é advinda apenas do Ministério Público, mas sim de grande parte da sociedade.
Os mais novatos muitas vezes acabam seduzidos por trabalhos nada jurídicos, como prestar auxílio em funções que clientes querem que ocorra, de forma a livrá-los mais rapidamente de uma ou outra acusação.
Vivemos num país onde a corrupção está impregnada em todos os níveis, então o advogado criminalista poderá se deparar com situações embaraçosas, onde os próprios agentes públicos pedem propina para aliviar uma acusação.
Cuidado, pessoal: tem muita gente com potencial para ter uma carreira brilhante, que acaba querendo atalhar a carreira em busca de resultados principalmente financeiros, fazendo coisas erradas.
Se você optar por esses caminhos nebulosos, sua carreira vai ser atingida mais cedo ou mais tarde, e outro advogado criminalista mais respeitado e honrado que você terá que atuar em sua defesa.
A advocacia criminal é uma profissão a ser construída com muita paciência, com muito trabalho e estudo. Não pode ser colocada em risco por interesses puramente econômicos.
Mais do que possuir um patrimônio, é saber que as pessoas que você se envolve na profissão, principalmente no Poder Judiciário, lhe respeitam pela sua integridade profissional.
Esse será o seu maior salário e reconhecimento.
Por Anderson Figueira da Roza
Fonte: Canal Ciências Criminais  /  https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br
Portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859

TRECK TRANSPORTANDO DESAFIOS (75)3224-2859